Dicas


                         Água x Isotônicos  
É muito comum o praticante de qualquer atividade física perguntar sobre qual a melhor opção de hidratação durante e depois de treinos e competições.


Nós estamos a todo momento sendo bombardeados por vários comerciais de   bebidas esportivas e devemos ter muito cuidado na hora de escolher,  o que e qual ingerir. Antes , durante ou após a atividade!!!

Então o que é melhor?        

Tendo em vista que durante qualquer atividade física temos perda significativas de líquidos e minerais,  a nossa reposição hídrica deve ser aumentada e com muito cuidado para não termos uma desidratação. Pois com ela sabemos que o nosso rendimento fica prejudicado.

Durante uma corrida!!!!
De fato, numa corrida perdemos líquidos significativos e que não conseguimos manter nossos níveis de hidratação normal!!!! Por isso a hidratação deve ser feita pré-competição, para mantermos o nosso grau normal. Sem sentirmos sede.
 Até porque a sede é um sinal tardio de desidratação.

Em uma atividade como a corrida não teríamos muitos motivos para que a hidratação fosse feita com algo além da água, caso a duração fosse até aproximadamente 1 (uma) hora.

 Isso porque, as reservas glicêmicas de nosso organismo seriam suficientes para manter a glicemia sangüínea em níveis aceitáveis, porém, quando a corrida ultrapassa essa duração, bebidas esportivas que contenham apenas carboidrato seriam as alternativas mais interessantes por fornecerem substratos energéticos que retardariam a fadiga durante a atividade.

E os isotônicos?
Bebidas isotônicas são chamadas assim por conterem uma concentração de eletrólitos semelhante aos fluidos do nosso corpo. Elas contêm também carboidrato que reduzem o esvaziamento gástrico. Por isso é que sua ingestão só é aconselhada para atividades com durações maiores.

O objetivo de ingerir eletrólitos é repor o que foi perdido no suor . Ela evita a perda de sódio que por sua vez ajudam a reter a água no organismo.

 Os carboidratos por sua vez, além de melhorarem o sabor, estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos e, como foi dito, são essenciais no retardo da fadiga.

Considerando então que a hidratação com água é o suficiente para atividades com até uma hora de duração. As bebidas esportivas durante a prática só são necessárias após esse tempo, mas são uma boa alternativa para após qualquer prática. As bebidas isotônicas são interessantes e realmente necessárias em esforços de maior duração (mais de 2h) em ambientes que propiciem grande sudorese como sob altas temperaturas e baixa umidade.

Carla Vivian Corrêa
CRN4 – 99100233.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário