sexta-feira, 31 de agosto de 2012


O que é índice Glicêmico??  Índice glicêmico x Atividade Fisica
Atualmente o índice glicêmico está sendo muito valorizado, sendo também utilizado para emagrecimento.
Os carboidratos ingeridos entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades.
O Índice Glicêmico (IG) é um indicador  da velocidade em que o carboidrato vai  elevar os níveis de glicose sanguínea ( glicemia) . Os alimentos fontes de carboidratos que causam os maiores aumentos de glicemia são considerados de alto IG, enquanto que aqueles que produzem uma resposta relativamente menores são classificados como alimentos de baixo IG.

O consumo de alimentos com alto índice glicêmico têm ainda o efeito de promover uma falsa sensação de saciedade que dura no máximo duas horas. Isso é fácil notar: quando se ingere uma refeição baseada em carboidratos como macarrão, batata, após poucas horas já se está com fome novamente.

Esse índice foi classificado como:
·         MÉDIO E BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO
Vegetais, frutas e legumes, alimentos integrais.
·         ALTO ÍNDICE GLICÊMICO
Produtos refinados como o açúcar, pão branco, farinha branca, arroz branco, doces e repositores energéticos.
Durante uma atividade física, ocorre uma  diminuição do glicogênio muscular, principal fonte energética para o músculo. Com esta diminuição, nosso organismo passa a utilizar a glicose sanguínea e hepática como fonte energética, glicose esta proveniente dos carboidratos da dieta.
O desafio é manter esse fornecimento de glicose durante a atividade física!!!



Para que o atleta não perca o rendimento e consiga alcançar seus objetivos. Atualmente, não indicamos apenas que o atleta se alimente e se hidrate adequadamente antes e após da atividade, pensamos também na qualidade do carboidrato que será consumido. É onde entramos na questão do Índice Glicêmico.

Como utilizar?
-       Antes do treino: Dar preferência aos  carboidratos  de baixo índice glicêmico, para controlarmos o aumento a insulina a todo o momento e aumentar a queima de gordura. Antes do exercício é importante  que você consuma esse tipo de carboidrato, para garantir que você fique bem disposto na próxima 1 hora-1h30 após o início do treino. Consuma de 30-50g de carboidratos de baixo índice glicêmico 1 hora antes do exercício juntamente com 10-20g de proteínas.
Exemplos : Alimentos integrais, cereais, batata doce, maçã, pera, iogurte light, barrinha de proteínas, etc.

-       Durante o treino: Só será necessário que você consuma carboidratos durante o exercício caso ele dure mais do que 1h30-2h00 e seja de alta intensidade. Assim, você deverá consumir carboidratos de médio-alto índice glicêmico, como por exemplo, a maltodextrina ou até mesmo uma mistura de maltodextrina com dextrose (essa mistura tem mostrado mais eficácia no fornecimento de energia).

3-      Pós-treino: Aqui os carboidratos de alto índice glicêmico são essenciais. Se você não se alimentar  após o treino o  seu corpo vai utilizar  as proteínas musculares como fonte de energia, fazendo com que o seu músculo seja degradado. Ingerir 40g-100g de carboidratos de absorção rápida irá aumentar a secreção de insulina e recuperará  seus estoques de glicogênio , carregando  aminoácidos para os músculos. Além dos carboidratos, coloque de 20-25g de proteínas para atuar no desenvolvimento muscular.
SUGESTÕES: Pão branco, banana, bolo, suco de laranja, melancia, mel, granola, arroz, macarrão, batata, milho, frutas secas, etc
.

Aqui vai a dica: Para melhorar a recuperação pós treino, podemos utilizar os potencializadores de insulina que são excelentes, pois facilitam a entrada de nutrientes nos músculos,

. A dica é consumir carboidratos de alto índice glicêmico com proteínas (nunca um deles sozinho) e utilizar suplementos como: creatina, gymnema silvestre, sulfato de vanádio, ALA, bebidas esportivas e antioxidantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário